segunda-feira, 2 de maio de 2011

Entrevista de Rob com a Elle UK

O Garoto Perdido



Existe algo mais em Robert Pattinson do que genes estelares e uma boa linhagem de pensadores? Podem apostar, é o que disse a repórter Hermione Eyre

Quando eu chego nos estúdios da Fox em Los Angeles, o sol do meio da manhã já está brilhando forte. “Siga sempre em frente até você chegar no doughnut,” disse o segurança, apontando para uma escultura de 3,5 metros em homenagem a Homer Simpson. “E então, continue em frente, passe o muras de Star Wars, até chegar na fileira de pinguins. Na frente, tem uma escultura em forma de violino. Você deve encontrar o Sr. Pattinson lá.” Esse é o louco mundo de fantasia que habita agoraRobert Pattinson. Ele está aqui fazendo regravações de voz de última hora, mesmo sendo domingo e os estúdios estarem desertos, mas ele é o ator britânico que é mais bem pago (a lista dos mais ricos da Sunday Times trouxe o ator de 24 anos como valendo £ 13 milhões) e seu trabalho nunca acaba. Ele é um bom garoto da folhosa Barnes, oeste de Londres, que se tornou um ídolo adolescente internacional depois de sua atuação pensativa na assustadoramente popular saga de vampiros, Crepúsculo (agora uma tetralogia). Ele é o Keanu Reeves da geração Facebook; oLeonardo DiCaprio da era do Twitter. Se ele tira suas costeletas ou deixa crescer a barba, milhares de fãs comentam. Ele até ganhou um apelido um pouco diminuído: RPattz. Mas enquanto o seu personagem, Edward Cullen está fadado a ficar com 17 anos para sempre, Pattinson está crescendo e evoluindo.



Nada mais de franquias enormes: ele está prestes a filmar a obra de Don DeLillo, Cosmópolis, dirigida por David Cronenberg (“O livro é lido como um poema incrivelmente longo,” disse Pattinson entusiasmado. “O filme será totalmente e grandemente exposto.”). Ele também incorporou o protagonista em dois filmes esse ano, primeiro com Reese Witherspoon no épico circense Água para Elefantes (Water for Elephants), e então com Uma Thurman, na adaptação da obra de Guy de Maupassant, Bel Ami. Mulheres mais velhas, como ele me contou, não são novidade para ele:“Todas as garotas com as quais eu saia quando adolescente eram mais velhas que eu. Minha primeira namorada tinha 26, e eu 17. Mulheres mais velhas sempre pareciam mais interessantes.”Por que elas sabiam mais? “Eu acho. Eu costumava achar que eu era meio durão quando eu era mais novo. Eu gostava de incomodar as pessoas com o quão mais novo eu era. Eu gostava de entrar numa sala com uma mulher e as pessoas olharem para nós pensando: eles não parecem que estão juntos.”
Se essas mulheres são bem vestidas eu posso entender porque os observadores teriam esse julgamento. Hoje, Pattinson está vestindo óculos vintage, moletom preto, camiseta preta, jeans pretos e não fez a barba, dando ares de um homem que acordou com a descoberta de que o carro estava lá em baixo esperando por ele há algum tempo. Isso acontece bastante com ele, eu acho. Ele larga o cigarro, laptop e chaves na mesa e suspira com a sua própria preguiça. “Meu trabalho ideal seria um dia por semana. Quando eu comecei a atuar, eu conseguia um trabalho por ano que durava por três meses, e depois eu não fazia nada pelo resto do tempo, mas eu tinha dinheiro suficiente para sobreviver. Eu lia os jornais todos os dias, pegava vários DVDs… Aquilo era ótimo.” Ele abre um sorriso de orelha a orelha, com olhos pesados, gentis e levemente puxados como de um gato; como James Dean, sem a revolta.
Ele tem 24 anos agora, mas talvez, ironicamente, já que sua versão vampira é um eterno adolescente, ele parece mais novo. Seu rosto se ilumina quando ele vê que o seu almoço favorito foi entregue ao estúdio: kebab de frango (chicken kebab). “Eu tenho um gosto simples.” Ele é um cara doce e brincalhão, rápido em dar uma risada e sorrir, embora ele não pareça particularmente feliz. Mas ele está, ele disse, mais feliz do que ele costumava ser. Ele costumava escrever música para relaxar (suas composições apareceram na trilha sonora de Crepúsculo) mas ele não tem sentido essa necessidade há algum tempo. “Eu tenho que estar bastante deprimido para escrever música e eu não estou. O que me faz querer escrever músicas é quando eu acordo chorando. Eu não fazia idéia de porque estava chorando, mas me deixava com pena de mim mesmo… “ E ele cai na gargalhada.
Mas a pressão do repentino sucesso global não tem escapatória. As multidões que o seguem restringem as suas escolhas de diversas formas. “Eu adoraria fazer uma peça de teatro em Londres,” ele disse. “Mas eu ficaria com medo de isso virar um show do ‘NSync. Ou as pessoas viriam esperando que fosse algo como Twilight. Das pequenas peças de teatro que eu fiz, eu sei que normalmente você pode sentir uma pressão do público, que veio esperando que o show seja um sucesso. Mas quando eu vou a premieres, parece mais que a multidão está puxando, realmente querendo algo de você. Eu sempre me sinto completamente esgotado depois. Seria muito estranho e cansativo ter esse tipo de experiência toda noite no palco.”
Apesar desses medos, ele nega que a adoração seja mesmo para ele. Ele fala que ele é apenas um símbolo que torna a loucura possível. “É muito claro que as pessoas foram até lá para ter uma razão para surtarem. Você não pode parar na rua e surtar, mas se juntando com amigos em um evento de Twilight e você cria um ambiente onde isso é possível.” Esse tipo de preocupação modesta vai provavelmente salvar sua sanidade. Um pouquinho de vaidade vem no pacote, embora Pattinson se prepare para cenas sem camisa “indo para academia quatro horas por dia. Eu não como nada a não ser shakes de proteína. Mas eu não entendo como se pode manter isso durante sua vida. Depois de feita a cena, eu não malho mais. É uma idéia ridícula a de que você não é um ator decente se não tiver um tanquinho definido.”
Pattinson está atualmente trabalhando 6 dias por semana eu projetos de filmes e não tem uma vida social, ou uma casa própria. “Eu cheguei perto de comprar uma casa em Los Angeles, mas 20 minutos depois de assinar o contrato eu entrei em pânico. Então, eu não tenho uma casa ou um lar. Pode ser meio enlouquecedor não ter uma âncora. Espero que isso se estabilize logo, mas nos próximos anos eu estarei filmando em diversos lugares. Eu pensei em ter um cachorro. Então onde o cachorro estiver, será meu lar.”
Ele adotou Bear, uma cruza de pastor alemão com pitbull (“100 por cento mutante”), de um abrigo na Louisiana: um corredor da morte canino. “Bear estava há dois dias de ser sacrificado. Nós achamos que ele estava traumatizado com a sua experiência de quase morrer.” Que é nós? Essa foi uma missão de resgate solo, ou Pattinson estava acompanhado por uma certa colega de elenco? Ele há muito tempo vem sido ligado à Kristen Stewart, mas adotar um cachorro juntos com certeza significaria que as coisas são sérias. “Bem…” Ele parece envergonhado. Você vai ser pai solteiro de Bear? “Hum, sim, eu acho.” Os boatos sobre o iminente casamento não são verdade então? “Não, não são. Me disseram que eu iria casar em um lugar chamado ‘Napa Valley’. Pareceu bem legal. Talvez eu me case lá.”
A ambiguidade que circunda a sua relação de KStew e RPattz (eles estão juntos? Ou não estão? Alguém se importa? A única coisa certa é que nenhum dos dois fala que sim ou que não) convenientemente gera muita publicidade para os filmes vampiros. Eu coloco para ele que a coisa toda parece uma fabricação do estúdio. “Não,” ele disse, de forma educada mas firme. “Oh não. Eu adoraria que eles tentassem. Se o estúdio tentasse se envolver na minha vida privada, eu podia zombar deles em retribuição… Não. Não tem nada maquiavélico acontecendo, eu só não gosto que pessoas fiquem tirando fotos minhas. Não é legal quando a tua vida se torna a notícia de outra pessoa. Mesmo quando você está se divertindo e alguém tira a sua foto e diz: “Olhem eles se divertindo!” Eu me sinto como, ‘Não é a sua diversão.’” Então ele não está trabalhando em uma cuidadosa estratégia de marketing? “Pessoas acham que a gente têm um pessoal organizando tudo, que é tudo golpe de marketing. Não é. Não existe um grupo mágico – você é apenas uma pessoas independente. Você tem que ir descobrindo.”
Apesar de algumas loucas experiências em Hollywood – tipo, o Will Smith indo falar com ele na noite do Oscar, logo antes de ele ir apresentar um prêmio, e dando a ele o conselho, “Não tente ser engraçado. Nem pense nisso. Só fique tranquilo” – Pattinson disse que ele não se diverte muito com a fama. Será que ele não aprendeu como os jovens de Hollywood podem fazer qualquer coisa? Por que ele apenas não enche a cara e sai por ai? “Não é possível fazer essas coisas com telefones com câmera por perto. Eu não posso. Eu bebo quatro cervejas e fico destruído no dia seguinte. Eu não entendo como essas estrelas costumavam se estragar o tempo toda.” Ele pausa. “Cocaína. Deve ser isso.”
Ele manda todos os scripts para que seus pais leiam (“Eles sempre pensam em bons conselhos porque eles pensam de forma diferente da indústria. Meu pai compara qualquer filme a Tubarão ou Superman…”) e ainda sente falta do seu bichinho de estimação de infância, uma terrier chamada Patty Pattinson – “e o nome do meio dela era Pat.”
Isso não vai fazer nada para limitar a atração da legião de fãs que ele tem, mas ele é quase ridiculamente coração mole. Ele se sentiu atraído ao filma Water for Elephants, ele disse, por causa de sua colega cinzenta e enrugada, uma elefanta chamada Tai“Eu vi ela recentemente e ela se lembrou de mim; pelo menos eu acho que ela lembrou. Ela tinha um novo enfeite de cabeça e eu falei ‘Lindo chapéu, Tai’ e ela colocou a tromba na sua cabeça. Ela é incrível.” Quando perguntado qual a maior extravagancia que seu módico salário lhe trouxe, ele disse “Parece ridículo, mas meu cachorro estava doente com uma doença de filhotes chamada parvo e foi um alívio tão grande poder entrar no veterinário e dizer ‘Eu quero o melhor, imediatamente.’”
Water for Elephants se passa na época da Depressão Americana, e o desempenho de Pattinson é incrivelmente controlado, com um sutil senso de época. “Eu assisti os filmes de Gary Cooper, a sua calma e inadequação. Não foi técnica de câmera, e você costumada ter que ficar muito parado. Atuar é muito mais na voz. E também, o meu personagem é um veterinário, então ele tem uma certa calma nele, assim como acontece com todos que são bons com animais.” Ele e Reese Witherspoon são um casal nas telas; pelos seus padrões a década entre eles não é nada. “Ela não é muito mais velha que eu,” ele disse com galanteio. Water for Elephants provavelmente não será a sua performance revelação – o papel que colocará um preço na sua reputação de ídolo adolescente – assim como Little Ashes não foi, onde ele interpreta Salvador Dali com um enorme bigode, mas aos pouquinhos, Pattinson está emergindo e se livrando do rótulo de “colírio”. Por enquanto, parece inevitável que ele continue perseguido por tablóides. “Revistas de fofocas fazem mais dinheiro que muitos filmes,” ele disse com arrependimento. Até que eu ressaltei: “não que os seus filmes.” (A Saga Crepúsculo já arrecadou £ 1,12 bilhões pelo mundo – o próximo filme Amanhecer – Parte 1 será lançado em Novembro) “É, OK,” ele riu.
Mesmo assim, tem algo de levemente perdido em Robert Pattinson. “Eu nunca consigo o que eu quero,” ele suspira em certo ponto. Seu cachorrinho está doente, ele não tem uma casa, e lendo nas entrelinhas, a sua vida amorosa é distintamente sem graça. A pontinha de tristeza em sua personalidade é que o torna tão desejável – e tão romântico. Graças aos céus que esse multi-milhonário ídolo jovem não é tão satisfeito consigo mesmo quanto deveria ser: ele seria insuportável. Como está, ele ainda é diferente, bondoso e maleável e modesto, ainda esperando sair de sua casca.

Os melhores álbuns para Robert…

1. Moondance, Van Morrison

2. Night Train, Oscar Peterson

3. Abbey Road, The Beatles

Nenhum comentário:

Postar um comentário